Touro de Osborne - companheiro de viagem pelas estradas espanholas, pelo menos, por enquanto...

Nas viagens de carro por Espanha, existe um fiel companheiro de estrada: o Touro de Osborne! Esta imagem é considerado por muitos um símbolo nacional espanhol.


Com os seus 14 metros de altura, não passa despercebido a ninguém! Desta forma, ao longo da nossa viagem de Portugal até ao Parque Temático de Portaventura, a figura do touro foi incontornável, passando a existir outro passatempo de viagem: "Descobre o próximo Osborne!". Os meus filhos ainda começaram a contar o número de avistamentos, mas entretanto, perderam-se nas contas... Pois, enquanto estavam à espera da próxima aparição deste famoso touro de Osborne, a conversa mudava de rumo... :) Apesar deste touro encontrar-se salpicado pelas planícies e os montes espanhóis, também não está sempre presente... A maior concentração destes touros encontra-se na Andaluzia, rodando os 90 touros por todo o território espanhol, tendo já alcançado nos seus tempos áureos os 500 exemplares! Incrível!


A imagem original, e a que fomos avistando, ao longo da nossa viagem, é uma silhueta preta de um touro-bravo, porém, já vi várias fotografias do touro de Osborne, pintado de acordo com os mais diversas temas, inspirando artistas e servindo de chamadas de atenção para problemas sociais e políticos...

O fato de encontrar-se ao longo das estradas espanholas, tem a ver com a sua origem: foi outdoor do brandy do jerez Veterano da empresa familiar Grupo Osborne, sediada na província de Cádis. Com o passar do tempo, passou de marca comercial para uma imagem de marca nacional! Porém, a silhueta continua a ser explorado comercialmente e em regime de exclusividade pelos Osborne. Imagino que esta situação seja excelente para o Grupo Osborne...


A autoria cabe ao artista gráfico Manolo Prieto. Curiosamente, a proposta da silhueta do touro bravo foi inicialmente rejeitada pelos Osborne, só depois de ser defendida pelo artista, é que foi aceite.  Em 1958 foram colocados os primeiros painéis publicitários em madeira de 4 metros de altura, mas rapidamente foram substituídas pela versão em metal de 7 metros, para conseguirem ter uma longevidade maior.  O formato do touro de Osborne, que atualmente encontramos espalhados um pouco por toda a Espanha, data de 1962, na sequência de uma lei que proibia publicidade a menos de 125 metros de distância das estradas. A empresa familiar reagiu, e duplicou o tamanho do touro, para continuar a ser visível pelos condutores.


Ao longo deste período de tempo, o touro de Osborne não tem sido uma imagem pacífica, alimentando ao longo dos tempos algumas polémicas, mas sobrevivendo até à data. Em 1988 surge a Lei Geral de Estradas que obriga a retirar toda a publicidade visível a partir das estradas estatais. No que concerne ao touro de Osborne, perdeu-se, nesta altura, os textos publicitários, mantendo-se porém a silhueta. No entanto, em 1994, é ordenado a retirada de todos os touros de Osborne pelo Regulamento Geral de Estradas, o que não vincou, devido a uma forte contestação pública a favor da sua manutenção, por motivos de foro cultural e artístico. Em 1997, o Supremo Tribunal declarou o touro de Osborne de interesse estético e cultural. 

Mas a polémica continua e mais recentemente, o partido político espanhol "Podemos", também os pretendia retirar das estradas por simbolizar uma Espanha, que já nada tinha a ver com a atual.


E ainda, os nacionalistas da Catalunha, que também não aceitam a imagem do touro de Osborne como um símbolo de identidade nacional, tendo alguns inclusivamente adotado um burro catalão, ou melhor, o ruc català, como símbolo de substituição. Para manifestar o seu desacordo, o único touro de Osborne fixado em território catalão, situado em "El Bruc", tem sido derrubado por várias vezes, não existindo atualmente nenhum na Catalunha.

Polémicas à parte, não deixa de ser curioso, como uma imagem de marca publicitária, supera-se ao ponto de se tornar uma imagem de marca nacional espanhola, conhecida internacionalmente, marcando invariavelmente as paisagens espanholas, e marcando também presença em muitos espaços comerciais, constituindo uma vasta panóplia de produtos de souvenirs espanhóis com a imagem icónica do touro de Osborne.


↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostaram deste publicação sobre a nossa experiência por estradas espanholas, faço-vos o convite de visitarem também o nosso artigo "Surpresa - Meridiano de Greenwich em Espanha".


Como nesta publicação fizemos referência à nossa viagem ao Parque PortAventura, deixo-vos também o convite de visitarem os artigos dessa experiência:


  • "Série Parque PortAventura World - Mundo Aventura Sésamo";
  • "Série Parque PortAventura World - Mundo Polinésia".


  • Outras viagens por terras espanholas:


    ↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


    Para lerem mais sobre o Touro de Osborne, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:

    Comentários