Porto - O belíssimo painel de azulejo da Igreja do Carmo e mais curiosidades (Parte 2/3)

Segue a próxima curiosidade: Quem pensa, que se trata de uma só igreja, está errado, tal como eu andei enganada durante algum tempo!


Lá está, por vezes, não sou muito observadora, e assumo coisas, sem prestar atenção. Realmente, tratam-se de duas igrejas geminadas!


A igreja do Carmo, com o fabuloso painel de azulejos, está à direita da foto, e a igreja, à esquerda da foto, é a Igreja dos Carmelitas. Os nomes das igrejas também são muito semelhantes, não se dando conta da diferença, pelo menos os mais desatentos...


A Igreja dos Carmelitas, também conhecida por Igreja dos Carmelitas Descalços, foi construída entre 1616 e 1628. Esta igreja pertencia ao antigo Convento da Nossa Senhora do Carmo, que se encontra do lado esquerdo da igreja. O edifício do convento pertence atualmente à Guarda Nacional Republicana.


Reparem bem: um complexo, que à primeira vista, parece ser um só, na verdade foi-se compondo ao longo dos séculos! Primeiro surgiu a Igreja dos Carmelitas, só depois de mais um século, surge a Igreja do Carmo, e por fim, esta última é revestida, mais uma vez, só século e meio depois, com o magnífico painel de azulejo!


E como se explica a existência de duas igrejas, praticamente, lado a lado? Fácil! Os destinatários eram distintos! Enquanto a Igreja dos Carmelitas é uma igreja de Ordem Primeira, ou seja, destinada aos monges e frades, a Igreja do Carmo é uma igreja de Ordem Terceira, ou seja, destinada aos leigos!


A curiosidade seguinte, deixou-me  deveras espantada: apenas, e repito, apenas, em 2013, este complexo destas duas igrejas foi classificado como Monumento Nacional.


↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostaram, mantenham-se atentos à próxima publicação sobre o "Porto - O belíssimo painel de azulejo da Igreja do Carmo e mais curiosidades"

Posts desta publicação: ----  Parte 1    ----    Parte 2    ----    Parte 3


Já agora, aproveitem e consultem também outros artigos aqui publicados sobre o Porto:

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Para lerem mais sobre as Igrejas do Carmo e dos Carmelitas, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:
↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Comentários