Porto - O belíssimo painel de azulejo da Igreja do Carmo e mais curiosidades (Parte 1/3)


Estava ansiosa por ver de perto o belíssimo painel de azulejo da Igreja do Carmo, já tantas vezes visualizado na Internet.


Este painel de azulejo surge em inúmeras fotos de muitos turistas, bloggers e fotógrafos. A minha curiosidade de ver este enorme painel de azulejo ao vivo era mesmo muito grande. E ao vivo efetivamente não desilude! É simplesmente extraordinário... Eu adorei...


Posto isto, vamos então às curiosidades e alguns fatos.

A Igreja do Carmo, também conhecida por Igreja da Venerável Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo, localiza-se no cruzamento da Praça de Carlos Alberto com a Rua do Carmo.


Tendo sido construída entre 1756 e 1768 pela Ordem Terceira do Carmo, baseado no projeto do arquiteto José Figueiredo Seixas, este deslumbrante painel de azulejo só foi colocado no ano 1912!


Significa isto, que esta fachada lateral esteve durante muitos anos despida, antes de ser enriquecida com este revestimento espetacular!


O painel retrata cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao monte Carmelo.

É possível ler o nome do monte junto ao seu pico, Carmelo... conseguiram descobrir? :)


A autoria deste fantástico painel de azulejo cabe a Silvestre Silvestri, que o desenhou, a Carlos Branco, que o pintou, e foi produzido nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, de Vila Nova de Gaia.


O outro painel de azulejo, anexo a este, também é muito bonito...




↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostaram, mantenham-se atentos à próxima publicação sobre o "Porto - O belíssimo painel de azulejo da Igreja do Carmo e mais curiosidades"

Posts desta publicação: ----  Parte 1    ----    Parte 2    ----    Parte 3


Já agora, aproveitem e consultem também outros artigos aqui publicados sobre o Porto:

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Para lerem mais sobre as Igrejas do Carmo e dos Carmelitas, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:
↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Comentários