Porto - A magia inspiradora da Livraria Lello! (2/4)

Conseguimos, a custo, convencer os nossos filhos a aguardar por uma melhor oportunidade, que eventualmente não nos consumisse tanto tempo de espera. Mas aproveitamos para nos informar sobre os preços dos bilhetes de entrada. Bilhetes para entrar na livraria?! Sim, desde 2015 a livraria passou a ter entradas pagas, numa tentativa de controlar o fluxo de turistas que invadem a livraria diariamente! Efetivamente, é visitada diariamente por milhares de turistas de todo o mundo.


Correção: na verdade, o que temos de adquirir não são bilhetes de entrada, mas sim vouchers obrigatórios! O valor do voucher pode ser na integra deduzida na compra de um livro. Uma curiosidade é que com a implementação desta medida, a livraria em apenas 3 meses triplicou as suas vendas.


É fácil de entender esta situação, dando o nosso exemplo: Nós tivemos de adquirir 4 vouchers, custando cada um 5 euros. A entrada é apenas grátis para crianças até aos 3 anos inclusiva, não dispensando mesmo assim a aquisição de um voucher infantil a custo zero. Sendo apenas possível abater em cada livro um voucher, optamos por comprar 4 livros, à escolha dos nossos filhos, para não desperdiçar esse valor! É sempre um bom investimento e fica a recordação... ainda há dias a minha filha comentava comigo:" Este livro compramos na livraria Lello!".


A Livraria tem visto com certeza o seu lucro nas vendas a disparar, mas é interessante verificar que não se trata de um lucro desenfreado. O dinheiro tem sido investido na manutenção e no restauro deste espaço icónico. O seu excelente estado de conservação deve-se sobretudo aos trabalhos de restauro e de manutenção, que têm sido executados nesse sentido, tendo decorrido o último em 2017.


Mas não se pense que a livraria perdeu a sua dinâmica do ponto de vista literário! Antes pelo contrário, basta consultar a agenda da livraria, para se ficar com uma ideia do esforço que é feito também nesse sentido: acompanhar os tempos e continuar a ser um lugar de referência no campo da literatura! Eu acho isso espetacular: Conseguir conciliar um turismo sustentado, que permite manter o excelente estado de conservação deste legado histórico, cultural e arquitectónico, e continuar a ser um ponto de encontro da literatura!


A Livraria Lello, apesar do mediatismo que tem ganho nos últimos anos a nível mundial, tem sabido gerir de forma respeitosa e inteligente esta evolução, conciliar a sua missão original dedicada à literatura com o turismo em massa: respeitando o turismo e utilizando-o como catalisador da sua missão de divulgação literária e cultural!


Próxima surpresa para nós: os bilhetes não são adquiridos na livraria Lello, mas sim, nos Armazéns do Castelo, o local de Check-in?! Como? Porquê?


Em 2016 a Livraria Lello adquiriu os Armazéns do Castelo, que fica um pouco acima da própria livrara, ocupando a esquina na Rua das Carmelitas no número 166. Este armazém é apenas 4 anos mais novo do que a própria Livraria Lello, datando de 1910.


Na altura abriu portas para a venda de vestuário, têxtil e decoração. Tratava-se de um espaço muito luxuoso. O novo projeto para os Armazéns do Castelo passa pela venda de produtos nacionais, assim como produtos de merchandising da marca da Livraria Lello. A ideia era também de criar um museu sobre a história do livro.


No Armazém Castelo entende-se que a Livraria Lello esta invariavelmente associado ao mundo e histórias do Harry Potter! Uma das livrarias mais bonitas do mundo com ligações indissociáveis ao feiticeiro mais popular de sempre. É óbvio que aqui os produtos da saga do Harry Potter não podiam faltar! 


Se existe fila para entrar na livraria, então é evidente, ...


que haverá também fila nos Armazéns do Castelo, para adquirir os tais vouchers.


Mas desta fila consegue-se escapar, se optarmos por comprar os vouchers online, na loja virtual da Livraria Lello. De resto, não há vantagem, já que o preço é o mesmo. Sem medos, avançamos para a primeira fila! :)  A senhora da caixa comentou, que este ano houve um dia, em que a fila chegava até à Avenida dos Aliados, tendo sido o tempo de espera de 3 horas!!!


No nosso caso, não foi assim tão mau: só tivemos fila até à esquina, demorando sensivelmente meia hora, uffa....



↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostaram, não deixem de visitar as outras publicações sobre o "Porto - A magia inspiradora da Livraria Lello"

Posts desta publicação: ----  Parte 1    ----    Parte 2    ----    Parte 3    ----    Parte 4


Já agora, aproveitem e consultem também outros artigos aqui publicados sobre o Porto:

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Para lerem mais sobre a Livraria Lello, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:


E para os mais curiosos sobre a vida de J. K. Rowling, wikipédia.

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Comentários