Porto - A magia inspiradora da Livraria Lello! (1/4)

Incontornavelmente, a Livraria Lello fazia parte da nossa lista dos locais a não perder. Seria imperdoável estarmos no Porto e não arranjarmos um tempinho para visitarmos esta livraria histórico, ou melhor mítica, para os fãs do Harry Potter, em particular para os nossos filhos.


É sabido, que a escritora J. K. Rowling, autora do Harry Potter, viveu durante um período curto da sua vida no Porto. Recentemente, a autora assumiu que o nome do ditador português António Oliveira Salazar deu nome ao Slytherin! (Um pequeno à parte, já repararam, que António Salazar já tinha dado nome ao acessório indispensável a qualquer cozinha, ao "rapa tacho", e fica desta forma também eternizado numa das maiores sagas de feitiçaria...). Do mesmo modo, os trajes académicos dos universitários portugueses, devem ter inspirado a criação dos uniformes dos jovens alunos feiticeiros.


E como surge neste contexto a Livraria Lello? A maioria já sabe a resposta! É assumido, que a criação da célebre escadaria móvel de Hogwarts, que não passa despercebida a nenhum amante do Harry Potter, foi inspirada na lindíssima escadaria da Livraria Lello! Do mesmo modo, as livrarias dos feiticeiros, com as suas prateleiras de madeira cheias de livros até ao teto, podem ter sido inspiradas aqui.


A Livraria Lello não se importa de ser associada ao Harry Potter, até ao ponto de, por vezes, ser inclusivamente ser designada como a Livraria do Harry Potter! Antes pelo contrário, estima esta relação, promovendo anualmente algumas iniciativas relacionadas com este feiticeiro mundialmente famoso, e tem à venda os livros do Harry Potter, não só em português, mas também em espanhol e inglês!


Mas rotular esta icónica livraria apenas como local de inspiração para o Harry Potter é demasiado redutor, sendo porém um enorme facilitador na divulgação turística do mesmo.


É em pleno centro histórico do Porto, mais concretamente na Rua das Carmelitas nº 144, que se encontra esta belíssima livraria, cujo encanto e irreverência se começa logo a destacar pela sua lindíssima fachada.


Da fachada, suavemente colorida e decorada com muitos motivos rendilhados e formas geométricas, destacam-se duas figuras, que representam a Arte (à esquerda) e a Ciência (à direita). Sob as janelas encontra-se a inscrição "Lello e Irmão", e um pouco mais abaixo, o nome "Livraria Chardron". Para entender a origem destes nomes, podem consultar o artigo sobre a Livraria Lello na Wikipédia.


Esta livraria, projectada pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, a pedido dos irmãos fundadores José e António Lello, foi inaugurada a 13 de janeiro de 1906, celebrando no próximo domingo os seus 113 anos de existência!


Na altura, foi um grande evento, que contou com muitas celebridades do mundo político e artístico! Tal como há 113 anos, hoje este emblemático edifício continua a impressionar pelos seus detalhes, uma verdadeira homenagem às artes e à literatura!


É curioso de verificar, como uma casa de literatura centenária portuense, inspirou alguns dos elementos mais irreverentes da saga de feitiçaria mais famosa do mundo, que irá celebrar as suas 39 primaveras neste verão, no dia 31 de julho.


Curiosamente, nesse mesmo dia, além do Harry James Potter, estará também a própria J. K. Rowling de parabéns! Os fãs mantenham-se atentes, ao que a Livraria Lello irá engendrar, para comemorar mais um dia especial para os amantes do Harry!


A fachada singular deste emblemático edifício cativa a entrar nesta livraria e aguça a curiosidade. Porém, houve um factor que ainda nos fez vacilar: a enorme fila de espera! Apesar de, no fundo, já estar à espera, não deixei de ficar impressionada!



↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostaram, não deixem de visitar as outras publicações sobre o "Porto - A magia inspiradora da Livraria Lello"

Posts desta publicação: ----  Parte 1    ----    Parte 2    ----    Parte 3    ----    Parte 4

Já agora, aproveitem e consultem também outros artigos aqui publicados sobre o Porto:

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Para lerem mais sobre a Livraria Lello, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:


E para os mais curiosos sobre a vida de J. K. Rowling, wikipédia.

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


Comentários