>>>> Porto Palafítico da Carrasqueira - Monumentalidade sobre estacas... (parte 2/3)

Estrutura do Porto Palafítico

Para quem atravessa os cais, a estrutura de geométrico, à primeira vista, não tem nada!


Encontramos cruzamentos, formados por ângulos para todos os gostos, compondo uma estrutura confusa e serpenteando, mas também funcional, ao longo de várias centenas de metros!








Porém, analisando melhor, chega-se à conclusão que apesar da sua aparência caótica, a estrutura é dentrítica, sendo construída e alargada em função das necessidades emergentes, podendo-se até observar algum paralelismo dos caminhos.







Efetivamente, a partir do passadiço principal que entra no estuário adentro, como se de uma espinha dorsal se tratasse, partem cais secundários, maioritariamente para o mesmo lado, como se se tratassem dos dentes de um pente...








Desta forma, apesar de, por vezes, nos parecer, que nos encontrámos num labirinto...




... conseguimos facilmente percorrer e explorar todos os percursos existentes para o agrade dos meus filhos que tomaram a liderança, querendo ser os primeiros a descobrir os diversos e variados caminhos... mas sempre com muita cautela...



Materiais e Técnica de Construção


Os materiais utilizados são do mais simples e acessíveis aos pescadores, baseando-se em estacas, tábuas e paletes de madeira...



Formam uma estrutura de aparência frágil, de pisos irregulares, mas que tem a estabilidade suficiente para nos podermos deslocar sobre as mesmas.


Mas claro, sempre com muita atenção, especialmente para os citadinos, habituados a pisos regulares.


Assim como os materiais, a técnica utilizada na construção também é simples, mas eficaz e relativamente duradouro.


As estacas são espetadas na lama para suportar as tábuas ou paletes pregadas, que assentam em cima das mesmas.


O Porto Palafítico da Carrasqueira faz eco à simplicidade, à humildade, e ao trabalho e astúcia do povo, proporcionando-nos um local de muita tranquilidade e harmonia.


Contrapondo ao chique e elitismo da Comporta, uma estética popular incomparável e única, que prende o nosso olhar no seu todo e nos seus pormenores!


A dimensão deste cais, constituído por muitos passadiços, e com ainda mais ramificações, revela também a importância, que a pesca teve e tem para as famílias no Estuário do Sado, incidindo sobretudo na pesca de ameijoas e ostras.


Fomos em pleno dia, visitar este sítio tão belo. Belo pela simplicidade inerente a esta obra enorme, que surge da adaptação do ser humano à prática da pesca, atividade de sustento de muitas famílias.


Cabanas de Pescadores


Além da construção de caminhos de madeira, existem também muitas casinhas/cabanas de madeira que servem para armazenar os apetrechos da faina.


Há casinhas para todos os gostos: umas mais simples, outras mais artísticas, e de diferentes materiais...






Com tanta diversidade, não poderia ter ficado de fora uma alusão às tradicionais casinhas de telhado de colmo...



É notória a funcionalidade: o acesso à embarcação, em linha reta com o acesso à cabana...

Estes dois exemplares de telhados de colmo encontram-se mais junto à entrada do Porto Palafítico...


Os sinais do passar do tempo também deram uma preciosa ajuda, no que concerne ao toque artístico e impactante destas casinhas.


Como por exemplo, este belo conjunto de 2 "cubos"...


... sempre que os vejo lembro-me das casas cúbicas de Rotterdam...


ok, pelo menos, no género...


...sem intenção, tornaram-se muito apelativas aos nossos olhos, devido à sua inclinação ousada e diferente. Trata-se de um estilo "out of the box"...


Também sem intenções, nem planos para tal, estamos perante uma arquitetura diversificada, curiosa, inovadora e criativa...



É de facto, um lugar icónico e invulgar!

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostou,  consulte também os outros posts desta publicação  ">>>> Porto Palafítico da Carrasqueira - Monumentalidade sobre estacas..."

Posts desta publicação: ----  Parte 1    ----    Parte 2    ---- Parte 3


Se gostou conhecer o Porto Palafítico da Carrasqueira, não deixe de visitar os posts fotográficos da série Momentos Flash - "Toca a zarpar!" no Porto Palafítico da Carrasqueira

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

A visitar nos arredores:


↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


Para lerem mais sobre a Carrasqueira, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:


↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


Comentários