>>>> Porto Palafítico da Carrasqueira - Monumentalidade sobre estacas... (parte 1/3)

Nota de autor: Peço desculpa aos meus leitores, se existirem erros linguísticos nesta publicação, visto este texto não ter sido revisto por outra pessoa, além de mim... 

E mais uma pequena nota para os meus estimados leitores :) : Neste artigo não consegui (à semelhança de outros) fazer uma seleção de fotos mais restrita. Muitos dos ângulos que fotografámos têm algo de especial. Assim, por vezes até sendo as fotos muito semelhantes, quis publicá-las, por um ou outro pormenor!

Introdução


O Porto Palafítico da Carrasqueira é uma magnífica obra de infraestrutura, nascida nas décadas dos anos 50 e 60 do século passado, pelas mãos do povo piscatório da Carrasqueira.


O objetivo desta belíssima construção, puramente artesanal, é fazer face às condições naturais do seu habitat, de modo a permitir-lhes deixar as suas embarcações atracadas em segurança e poder aceder às mesmas, sem se sujarem, nestas zonas lamacentas, mesmo durante a maré baixa.



O povo pescador estava muito longe de pretensões de atrair tantos estranhos para a sua pequena e singela localidade,...


...longe de imaginar que estavam a construir uma obra de arte aos olhos de turistas e fotógrafos, ...


...entre as margens da Reserva Natural do Rio Sado e dos arrozais.



Maior Cais Palafítico da Europa


Não se tratando do único cais palafítico no estuário do Sado, trata-se do maior!


E não apenas do estuário, mas sim da Europa!


O Porto Palafítico da Carrasqueira é conhecido por obra-prima arquitectónica popular.


É fantástico para proporcionar a experiência de uma pequena aventura e descoberta dos diversos percursos existentes, levando-nos às diversas embarcações e cabanas existentes. 


Um verdadeiro lugar de inspiração à criatividade para tirar fotos únicas, dependendo dos ângulos e da hora do dia....


Já tinha visto uma imagem deste lugar único na Europa no manual escolar dos meus filhos, a descrever o que é um cais palafítico. Mas estar neste local, é mesmo muito especial!



Entrada do Porto Palafítico

À entrada, quem pisa o cais, não tem direito a uma passadeira vermelha, mas tem direito de passar debaixo de um arco de boas vindas muito singelo, tendo o seu charme!


Assim, somos recebidos da melhor forma possível por este espaço tão humilde e belo, simbiose perfeita entre o Homem e a Mãe Natureza.


O arco é tão discreto que muitos nem se apercebem dele, perdendo-se os seus olhares nos diversos caminhos sobre estacas, ávidos de os explorar...



↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostou, consulte também os outros posts desta publicação  ">>>> Porto Palafítico da Carrasqueira - Monumentalidade sobre estacas..."


Posts desta publicação: ----  Parte 1    ----    Parte 2    ---- Parte 3


Se gostou conhecer o Porto Palafítico da Carrasqueira, não deixe de visitar os posts fotográficos da série Momentos Flash - "Toca a zarpar!" no Porto Palafítico da Carrasqueira

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

A visitar nos arredores:

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


Para lerem mais sobre a Carrasqueira, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:


↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Comentários