>>>> Praga, República Chega - Série "A não perder..." (3 - Monte Petrin)

****************Margem Esquerda do rio Moldava (rio Vltava), zona oriental ***********

Zona Malá Strana, traduzido significa Bairro Pequeno...

(1) Monte Petrin

É um parque público, excelente local para quem procura outras perspetivas sobre a cidade. Pode ser considerado um miradouro sobre a cidade monumental de Praga, onde estão localizados alguns pontos de interesse turístico. Também é ótimo para fugir da agitação e multidão do núcleo da cidade...



Para quem quer fugir um pouco do alvoroço da cidade, mas fica cansado só de pensar na deslocação até ao Monte Petrin, pode sempre ir de funicular, que está em funcionamento desde 1891, até ao cimo do monte! Como a descer é bem mais fácil, aconselhamos que vá a pé, para aproveitar as magníficas vistas proporcionadas a mais de 300 m acima do nível do mar, sobre as cúpulas da cidade que se encontram no vale.

(2) Explorar o Monte Petrin

Nas nossas 48 horas disponíveis para explorar Praga, acabámos por não explorar o Monte Petrin. Mas para quem faz uma gestão diferente ou tem mais tempo, aconselhamos vivamente este local, que ficámos com pena não termos conseguido encaixar...

(2.1) Igreja de São Miguel

Desta forma, não chegámos a conhecer a igreja de São Miguel. Na verdade, esta lindíssima igreja localiza-se na entrada/no início do Monte Petrin, mais precisamente nos jardins Kinsky (um belíssimo jardim com vários trilhos para explorar, recheado de miradouros e pequenos lagos).

Trata-se de uma igreja bem diferente das que se encontram em Praga, pois é feita de madeira! E ainda por cima é ortodoxa! Digo ainda por cima, pois no meio de tanto património católico e judaico, é uma raridade... Parece-nos desterrada, uma intrusa surpreendente no contexto de Praga.

Efetivamente, a igreja de São Miguel foi construída em meados do século XVII, na atual Ucrânia. Entretanto foi vendida, desmontada e transportada por 2 vezes! Se não fosse de madeira, certamente não tinha viajado tanto! :) Até os sinos são feitos de madeira... A última vez foi em 1929, e veio para ficar no lugar onde ainda hoje se encontra, integrando a exposição exterior do Museu Etnográfico! O museu está instalado no antigo palácio de verão da família Kinsky.  Alberga uma das maiores colecções de arte e cultura popular da Europa.

Infelizmente, não tivemos oportunidade para visitar este espaço, mas aconselhamos vivamente  colocar esta igreja singular no vosso roteiro!

(2.2) Muro da fome

O nome do muro não passa despercebido a ninguém, é impactante! De acordo com uma versão popular, o muro deve o seu nome ao facto de ter sido construído apenas para dar trabalho aos mais pobres como forma de ultrapassar a fome. No entanto, existem também registos históricos que indicam que este muro foi mandado construir por Carlos IV para fortificar a defesa do Castelo de Praga.

(2.3) Mosteiro Strahov

Quem tem oportunidade de visitar o interior do mosteiro (ligação externa), encontrará 3 grandes pontos de interesse:

(1) Este mosteiro do século XII, ainda no ativo, contém uma das mais notáveis bibliotecas barrocas do mundo! Pelo que vale mesmo muito a pena adquirir o bilhete para a poder visitar! Para quem vê imagens deste local, e ainda não se inteirou muito do mesmo, pode-se confundir com a biblioteca do Clementium, bem mais conhecida...

A biblioteca  deste mosteiro encontra-se distribuída por 2 salas, a Sala Teológica e a Sala Filosófica, separadas por um corredor designado de Sala das Curiosidades

Nesta última sala, não se tratando de um museu, mas assemelhando-se muito a um, é possível observar colecções extravagantes que serviam à pesquisa científica, como por exemplo animais dissecados. Enquanto a Sala Teológica se destaca por ser a mais antiga, datando da década de 1670, a Sala Filosófica destaca-se por ser a maior, datando da década de 1780. E ainda há espaço para mais uma curiosidade associada à Sala Teológica: nela pode-se conhecer o livro mais pequeno do mundo

(2) A Basílica da Nossa Senhora de Assunção guarda os restos mortais de São Norberto, fundador deste mosteiro, assim como um órgão tocado por Mozart em 1787 quando visitou este mosteiro.

(3) Galeria de arte, sendo considerada uma das mais importantes da Europa Central.

Com tantos destaques, penso que seja incontornável, uma visita a este mosteiro!

(2.4) Labirinto de Espelhos

O Labirinto de Espelhos é um pavilhão que data de 1891, imitando a fortificação antiga de Praga de Vysehrad, inaugurado para a Exposição Nacional de Praga. É constituído basicamente por 2 salas, uma na qual existe um labirinto de 35 espelhos comuns, simples de atravessar e uma segunda sala, onde estão expostos 15 espelhos que deformam a figura que se está a ver ao espelho. Com crianças pode ter algum interesse... ou então crianças mais crescidas...

(2.5) Igreja de São Lourenço

Igreja barroca, restaurada no século XVIII e construída no local de uma igreja românica do século X. 

(2.6) Torre de Observação


De vários pontos da cidade, avista-se a Torre de Observação, também conhecida por Torre de Petrin, que faz lembrar a Torre Eiffel de Paris. Esta torre, também de nome semelhante à sua congénere de Paris, mas devidamente adaptado à língua local, chama-se Eiffelovka. :)  Foi construída dois anos depois da sua irmã mais velha. É bem mais pequena, tendo um quinto da altura da Torre Eiffel, uma autêntica réplica em miniatura da original (Torre Eiffel - 300 metros; Eiffelovka - 60 metros). Para quem quer ter panorâmicas diferentes, pode sempre subir os 299 degraus até à plataforma de observação! Trata-se com certeza de um dos melhores miradouros sobre Praga!

(2.7) Observatório Stefanik

Ainda ligado ao tema da observação, não das cúpulas, mas sim das estrelas, pode-se visitar este observatório astronómico (ligação externa) que data de 1928, tendo sido restaurado na década de 1970. Aqui é possível visitar a cúpula celestial tanto de dia como de noite, o mecanismo interno do observatório, assim como uma exposição permanente.


Prosseguimos para a zona Malá Strana! Fique atento ao próximo post!

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostou, fique atento aos próximos posts desta Série >>>> Praga, República Checa - "A não perder...":

Todas as fotos aqui publicadas e muitas mais já partilhámos nos Momentos Flash - Série "Toca a zarpar!" em Praga! Consulte!

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Para ler mais sobre Praga, podem consultar as seguintes ligações externas de referência muito interessantes que ajudam a planear uma visita a praga ou simplesmente a conhecer melhor esta magnífica cidade:

Comentários