>>>> Praga, República Checa - Série "A não perder..." (1 - Ponte Carlos e Kampa)

Praga, ou Praha como é designada localmente em checo, ou Prag em alemão, ou ainda Prague, em inglês e francês... é a capital e maior cidade da República Checa, conhecida mundialmente!

Nós os 2 decidimos visitá-la em 2004 em 48 horas.


Mas conhecer Praga em apenas 48 horas, digo-vos, soa a pouco, pelo que, o melhor é sempre acrescentar +1 ou 2 dias!


Esta cidade bem no coração da Europa é conhecida por ser a "Cidade das 100 cúpulas", reunindo inúmeras igrejas, palácios, torres dos mais variados estilos arquitectónicos, seja românico, gótico, barroco, arte nova... Vistas panorâmicas são a recompensa para quem sobe às colinas circundantes ou às muitas torres espalhadas pela cidade!


Não é a cidade das 7 colinas como Lisboa, mas sim das 9! Vale monumental, cujos tesouros arquitectónicos estão integrados no Património Cultural da Humanidade da UNESCO.


Cidade atravessada pelo rio Moldava (Vltava), ligando as duas margens por várias pontes, destacando-se como a mais imponente, a Ponte Carlos que liga a zona do castelo à Cidade Velha de Praga! É também a segunda ponte mais antiga da República Checa.


Em agosto de 2001, foi declarado o estado de emergência pela intensidade da chuva torrencial que caiu e que fez subir o caudal do rio Moldava 20 vezes acima do habitual. Milhares de pessoas tiveram de abandonar as suas casas. As cheias assolaram a República Checa durante alguns dias e causaram grandes danos patrimoniais, custando a vida de várias pessoas. Voltaram acontecer inundações semelhantes quase 12 anos depois, em junho de 2013.

(1) Ponte Carlos


Durante mais de 450 anos era a única ponte que ligava as duas margens. Entretanto, este cenário também já mudou, existindo muitas pontes que atravessam este rio, criando vários pontos de ligação entre as duas margens desta cidade.


É uma magnífica ponte gótica, ladeada de estátuas de pedra, difícil de apreciar devido à multidão que pretende desfrutar desta lindíssima ponte, assim como vendedores ambulantes ou artistas.... Para se poder usufruir da ponte com menos companhia, aconselha-se a visita logo pela manhã ou pela noite! A ponte conta com 516 metros de comprimento e 10 metros de largura.


Quem se der ao trabalho consegue contar um total de 30 estátuas (ligação externa) de santos e outras figuras religiosas.


Nós fizemos questão de tirar uma foto junto do nosso querido Santo António, mas todas merecem um olhar mais atento.


E sabem o porquê de dezenas de estátuas religiosas alinhadas numa ponte? O grande objetivo era aliciar o povo para regressar à igreja e assistir à missa!

↪ Torre da Ponte da Cidade Velha

Mas como a conservação e preservação são o mote também na República Checa, as estátuas expostas já não são as originais. Essas encontram-se distribuídas pelos vários museus desta cidade monumental. As originais começaram a ser substituídas pelas respetivas réplicas em 1965.


Se quiserem saber mais sobre a história desta emblemática ponte, podem visitar o Museu da Ponte Carlos (ligação externa), que também só surgiu depois da nossa estadia, em 2008...

( 2) Parque Kampa


Por baixo da Ponte Carlos, junto a Malá Strana, fica o Parque Kampa. Trata-se de uma ilha, sendo banhada pelo rio Moldava e por um estreito canal artificial chamado Certovka, que traduzido significa "Corrente do Diabo" por, segundo uma lenda, ter existido uma lavadeira mal-dizente que lavava a roupa aqui no rio.

Nós não chegámos a pisar a ilha, mas para quem tiver oportunidade, fiquem sabendo que além de ser conhecida, por ser frequentada por lavadeiras, também é conhecida pelos moinhos de água da Idade Média, que entretanto também foram restaurados .

Foi votada como sendo a segunda mais bela "City Island" no mundo, a seguir a St. Ludwig Island em Paris.

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Se gostou, fique atento aos próximos posts desta Série >>>> Praga, República Checa - "A não perder...":


Todas as fotos aqui publicadas e muitas mais já partilhámos nos Momentos Flash - Série "Toca a zarpar!" em Praga! Consulte!

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Para ler mais sobre Praga, podem consultar as seguintes ligações externas de referência muito interessantes que ajudam a planear uma visita a praga ou simplesmente a conhecer melhor esta magnífica cidade:

Comentários