Cáceres - Praça de São Jorge e a sua bela Igreja de São Francisco Xavier

Na Praça de São Jorge, o elemento que ofusca os restantes, é para mim sem dúvida, a Igreja de São Francisco Xavier.


Os visitantes são atraídos para a Praça de São Jorge, pelas belas torres brancas que se avistam de uma forma clara ao longe, destacando-se das restantes construções de pedra.


Assim, somos conduzidos, seguindo as torres brancas, até a esta acolhedora Praça de São Jorge.



A igreja de torres imaculadamente brancas dá uma lufada de ar fresco a esta praça de pedra, exercendo uma grande presença.


A igreja de pedra, ladeada pelas torres quadradas e brancas, parece ter sido colocada no pedestal, para ter um impacto visual ainda mais forte e grandioso. Para aceder à igreja temos de subir as escadarias.


Podemos ainda observar uma imagem de São Francisco Xavier, colocada num nicho da fachada desta igreja jesuíta, construída em 1755.


Na cripta da igreja é possível visitar o Centro de Interpretação da Semana Santa, o qual não tivemos oportunidade de conhecer. Estava na hora da siesta... Quem tiver possibilidade de o visitar, não deve perder a oportunidade de visitar a cisterna, que pertencia à igreja e ao convento de São Francisco, que naquela época era uma das maiores de Espanha. Também é possível visitar a igreja e subir à torre.

A praça tem o nome do santo padroeiro da cidade, São Jorge. Esta atribuição deve-se ao facto da cidade ter sido conquistada aos mouros pelo rei cristão D. Afonso IX, precisamente na data de 23 de abril de 1229, coincidindo com o dia dedicado a este santo.


Como tal, realiza-se anualmente, no dia 23 de abril, a festa de São Jorge. Trata-se de um grande evento, iniciando logo nas vésperas, dia 22 de abril, com um grande desfile, contando com o cavaleiro São Jorge, um grupo grande de figurinos mouros e cristãos para a recriação da Reconquista de Cáceres. Há ainda a queima de um dragão na Plaza Mayor e um fogo de artifício.

Para lerem mais sobre a história de São Jorge podem consultar a nossa publicação sobre Cáceres - As histórias da Torre Redonda do Palácio Carvajal e a maldição dos irmãos Carvajal... que faz referência a informações e curiosidades sobre o santo padroeiro.

Deixo-vos ainda mais umas imagens desta bela praça.
↪ Fachada da Casa Palácio de los Becerra, na qual se destacam os brasões desta família super-bem conservados e bonitos. Trata-se de mais um exemplo de uma casa fortificada, possuindo elementos de defesa, que serviu de residência a esta família nobre. Actualmente, é sede da Fundação Mercedes Calles-Carlos Ballestro, está aberto a visitas, mas infelizmente não tivemos oportunidade de visitar... hora da siesta :(

↪ Podemos ainda observar a fachada da torre, virada para a Praça de São Jorge, do Palácio de los Golfines de Abajo.


E assim nos despedimos desta acolhedora praça...



Consultem também  >>>> Visita Flash a Cáceres, Extremadura, Espanha


↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


Se tiverem também curiosidade sobre a nossa experiência por estradas espanholas, faço-vos o convite de visitarem também os nossos artigos:

↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!

Para ler mais sobre o tema deste post, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:


Comentários