Cáceres - Os Palácios da família de los Golfines, de Abajo e de Arriba

É verdade, na cidade monumental de Cáceres, não há só um palácio, mas sim dois palácios da família de los Golfines. Para evitar confusões, visto que o nome de família não é, neste caso, factor de desempate suficiente, acrescentou-se a localização geográfica de ambos os palácios e ficou:



Palácio de los Golfines de Abajo (imagem à esquerda) e Palácio de los Golfines de Arriba (imagem à direita).

Em ambos os casos tratam-se de casas fortificadas, mais duas a contar para o vasto grupo das casas fortificadas existentes neste núcleo medieval. No entanto, também ambos pertencem ao grupo mais restrito de palácios, cujas famílias não tiveram de retirar as torres sob ordem real de 1506 dos reis Católicos.

Localização dos 2 palácios

  • Palácio de los Golfines de Abajo (ou seja, abaixo): Este palácio situa-se na praça do mesmo nome, Plaza de los Golfines, entre a Plaza de Sta María e a Plaza de San Jorge. O facto deste palácio estar albergado numa praça, cujo nome é o desta família, representa a importância do mesmo.
  • Palácio de los Golfines de Arriba (ou seja, acima): Este palácio, não tem direito a nomes de ruas ou de praças com o mesmo nome de família. Penso que isso também já se poderia tornar um pouco confuso... :) A designação arriba, para mim, pode dever-se a 2 situações. Por um lado, este palácio efetivamente fica geograficamente acima do outro, e por outro lado, situa-se numa das zonas mais altas deste belíssimo núcleo monumental. Fica na Calle del Olmo, estando a fachada do palácio também voltada para a Calle del Arco de Sta Ana, que vai praticamente desembocar ao pé do Arco de Sta Ana (ou seja, leva-nos para as minhas ruas preferidas Calle Adarve de Sta Ana e Calle Adarve de la Estrella, já publiquei um post sobre elas Explorar o labirinto de ruas e ruelas).
↪ Ok, apesar do Palácio de los Golfines de Arriba não ter nem praça, nem rua com o seu nome de família, ainda assim tem um restaurante junto a ele com o seu nome. Nada mal...

Brasão da Família Golfines

A família Golfines é representada através de duas flores-de-lis e dois castelos.

A flor-de-lis era um símbolo muito utilizado pela realeza francesa, representando poder, soberania, honra e lealdade. Apesar a origem ser incerta, existem versões que apontam França como eventual país natal desta linhagem.

Palácio de los Golfines de Abajo

O palácio de los Golfines de Abajo é uma construção medieval. Consta que neste palácio ficaram hospedados os reis católicos nos anos 1477 e 1479.

É devido aos inúmeros préstimos e lealdade demonstrada para a família real que este palácio tem um elemento na sua fachada que o torna único nesta cidade histórica: o escudo da família real! Encontra-se junto à janela mais alta desta fachada.

Em setembro de 2015 foi transformado em museu público, valendo com certeza a pena visitá-lo!

Palácio de los Golfines de Arriba

Na sequência do casamento entre Isabel de la Cerda e Garcia de Golfin foi mandado construir este edifício. Seguem-se algumas imagens da fachada deste palácio que conseguimos captar:


A este palácio está associada uma curiosidade histórica: No dia 26 de agosto de 1936 o general Francisco Franco estabelece nesta casa-palácio a sua sede por pouco tempo, mais precisamente por 38 dias.

↪ No fundo da imagem, ainda é visível uma das torres e a fachada deste palácio. Deve ter sido desta varanda, no fundo da imagem, que Francisco Franco terá acenado à multidão cacerena, que se juntou para o aplaudir e lhe prestar uma homenagem no domingo, dia 6 de setembro de 1936, aquando do regresso da missa que Franco tinha ido assistir na Concatedral Sta. Maria.

Para conhecer mais histórias associadas às casas e aos palácios das famílias cacerenhas deste núcleo monumental, consulte também:
  • A trágica lenda da Casa del Mono (mais info);
  • As histórias da Torre Redonda do Palácio Carvajal e a maldição dos irmãos Carvajal (mais info);
  • As belas fachadas das casas vizinhas, Casa del Sol e Casa del Águila, e outras curiosidades... (mais info).

Consultem também  >>>> Visita Flash a Cáceres, Extremadura, Espanha


↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


Se tiverem também curiosidade sobre a nossa experiência por estradas espanholas, faço-vos o convite de visitarem também os nossos artigos:




↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


Para ler mais sobre o tema deste post, podem consultar as seguintes ligações externas de referência:

Palácio de los Golfines de Abajo:
Palácio de los Golfines de Arriba:
Simbolismo da Flor-de-lis e relação com França:
Informações Históricas sobre Francisco Franco em Cáceres:

Comentários