Costa da Caparica - Arte Xávega

Gaivotas em terra na Costa da Caparica, não significa tempestade no mar, mas sim peixe fresco na praia.
O espetáculo de ver tantas gaivotas vale por si... simplesmente impressionante... o voo de dezenas de gaivotas; o grasnar das gaivotas a anunciar a chegada do peixe à praia; o domínio momentâneo das gaivotas sobre o pescado do homem, afastando-se o mesmo; o homem e a gaivota a conviverem em rituais diários proporcionados pela pesca artesanal...fantástico para observar!

No vídeo é possível observar a campanha da chata (pescadores da embarcação) e a campanha da terra (pescadores que permanecem na praia) que operam a sua arte.
Apreciar este exemplo vivo do nosso património cultural imaterial é muito enriquecedor, ainda para mais sendo o povo português tão ligado ao mar por tradição. A pesca com a Arte Xávega é praticada em muitos pontos da nossa costa, tendo já assistido e os meus filhos participado na Arte Xávega em Sesimbra.
Arte Xávega é a pesca tradicional caracterizada por ser lançada ao mar uma rede com a ajuda de uma embarcação, deixando em terra uma ponta da corda (banda panda) e a outra ponta é trazida pela embarcação no seu regresso (banda barca).  Depois a rede é puxada para terra, neste caso com ajuda de tractores, sendo por isso também muitas vezes referida como pesca por arrasto. Cada localidade tem as suas especificidades, mas sobre esse assunto já não me posso alongar, porque não tenho conhecimento para tal.

Para descobrir mais sobre as embarcações típicas caparicanas, o Meia-Lua, podem consultar o nosso post Costa da Caparica - Fotos à volta da Lota e o Meia-Lua que em terra ninguém aprecia... E aconselhamos também o post sobre Costa da Caparica - Praia da Saúde, a junção perfeita entre Cabanas dos Pescadores e a Prática da Arte Xávega.


Já agora, aproveitem e consultem >>>> Costa da Caparica - A não perder...

A visitar nos arredores:


    ↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝↝ Toca a zarpar!


    Para ler mais sobre o tema deste post, podem consultar na seguinte ligação externa de referência sobre a sua Ficha de Património Imaterial, da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.


    Comentários